Vocação é missão: concluída a I Jornada Vocacional
Vocação: graça e missão, corações ardentes, pés a caminho. Este foi o norte que iluminou os seminaristas diocesanos e irmãs religiosas na I Jornada Vocacional, realizada na Paróquia de Cuité durante os dias 28, 29 e 30 de abril. Foram dias intensos de encontro com o povo de Deus para falar do encontro com Jesus, à luz dos discípulos de Emaús, incentivando e discutindo sobre o tema da vocação.
Neste domingo (30), em que a Igreja celebra o 4º Domingo da Páscoa, comumente chamado de Domingo do Bom pastor, também é o dia de oração pelas Vocações. E durante toda a tarde até à noite foi realizado na Igreja Matriz de Cuité um grande encontro vocacional com uma grande participação da comunidade local e representações da Paróquia de Picuí. Ao mesmo tempo, também foi celebrado um grande encontro na comunidade Nossa Senhora Aparecida (Serra do Bom Bocadinho) também com os seminaristas e os fiéis das comunidades rurais mais próximas.
Ao fim dos encontros, foi realizado um momento especial para os homens e outro para as mulheres, onde cada um, seminaristas e religiosas, puderam expor seus carismas e fazer o convite a responder ao chamado de Deus. Toda a programação encerrou-se com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, com a participação de todos os presentes no encontro e de toda a comunidade.
Foi uma ocasião especial de diálogo e aprofundamento do chamado de Deus na vida de cada um. À luz do Ano Vocacional da Igreja no Brasil, os Seminaristas e as Religiosas apresentaram seu testemunho de vida religiosa e da vida no Seminário. A intenção principal era refletir sobre a vocação e o chamado de Deus que aquece o coração dos fiéis e os faz procurar dar ouvidos à voz de Deus no seguimento e na vivência dos mandamentos seja na vida sacerdotal, seja na vida religiosa consagrada, seja no matrimônio, seja no estado de leigo atuante.
Para o Pe. João Paulo, pároco de Cuité, foram dias belíssimos de convivência e de aprofundamento do tema da vocação que em muito ajudaram os fiéis da Paróquia e das Paróquias vizinhas da Forania no discernimento da própria vivência na Igreja. O pároco ressaltou também a importância que este encontro tem como forma de inspiração para o ingresso na Obra das Vocações Sacerdotais, mediante a oração e a ajuda financeira para a manutenção do Seminário.
Informações: Equipe vocacional
Fotos: Equipe vocacional e PasCom paroquial de Cuité