
Na primeira sessão extraordinária de março nessa última sexta-feira (03), o vereador Jonatas Fontelles solicitou através de requerimento a criação de cursinho pré-enem ao executivo municipal de Frei Martinho.
O presente requerimento de indicação busca criar um mecanismo para preparação e aprovação em processos seletivos, ENEM e vestibulares, principalmente de alunos e alunas oriundos das escolas públicas, sempre buscando a excelência no ensino construindo um crescimento integral na vida dos jovens, através de uma pedagogia própria contribuindo para a formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.
As dificuldades foram agravadas durante a pandemia de COVID-19, seja de ordem econômica, social e política, para que o aluno consiga ingressar na universidade, principalmente nas públicas. Quando tratamos da questão econômica, percebemos que grande parte dos alunos da rede pública de ensino são oriundos de famílias com baixa renda salarial. Em análise ao quadro de ingressantes nas universidades públicas, verificamos uma queda nos resultados das notas e nos acessos as vagas as universidades.
A proposta da implantação de um curso preparatório pré-enem e pré-vestibular gratuito em Frei Martinho, objetivando o atendimento prioritário aos alunos e alunas oriundos das escolas públicas, de baixa renda e residentes no município, vem de encontro a essa grande controvérsia social que ocorre no sistema educacional do país e, nossa cidade tem a oportunidade de dar sua contribuição e, propiciar aos jovens melhores condições e equidade na disputa que é o processo seletivo universitário.
Assessoria