Vereador Jonatas Fontelles ao lado dos demais parlamentares concede moção de aplausos ao Instituto Nacional do Semiárido INSA

Na noite dessa sexta-feira (29), o vereador Jonatas Fontelles (PSB) ao lado dos demais parlamentares da cidade de Frei Martinho.
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) é uma Unidade de Pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) por força da Lei nº 10.860, de 14 de abril de 2004. Instituído como Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do então Ministério da Ciência e Tecnologia, (MCT), na forma do disposto no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006.
Sua missão é ser agente de transformação, promovendo inovação tecnológica e social para o Semiárido brasileiro. O Regimento Interno do INSA estabelece que as atividades desenvolvidas pelo instituto sejam baseadas em cinco eixos: 1º Articulação 2º Pesquisa 3º Formação 4º Difusão e 5º Políticas Públicas. Para isso, atua nas seguintes áreas de pesquisa: biodiversidade; ciência e tecnologia de alimentos; desertificação e agroecologia; energia; gestão da informação e do conhecimento; inovação, recursos hídricos; sistemas de produção animal e vegetal; solos e mineralogia.
É norteado por valores institucionais, como: Inovação; Valorização das pessoas;
Impacto e Responsabilidade social; Ética e Transparência; Cooperação, e; conhecer o Semiárido.
Embasado nestes valores e comprometidos com a referida missão, o INSA através do Núcleo de Produção Vegetal vem desenvolvendo, dentre outras pesquisas, estudos sobre a palma forrageira consorciada com espécies nativas e adaptadas utilizando água reside ária para suberização, estes contam com a parceria do Núcleo de Recursos Hídricos. Com o financiamento do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP implantou o Projeto Segurança Forrageira e Produção Madeireira em Bases Agroecológicas no Semiárido Brasileiro nos Municípios de Frei Martinho-PB e São Fernando-RN.
No município de Frei Martinho, em 2018, foi implantado um Campo de Pesquisa/multiplicação, com palma consorciada com espécies leguminosas nativas e exóticas de 1,0 hectare, utilizando água reside ária, neste são coletados e analisadas periodicamente amostras de água, solos e plantas, é realizado monitoramento constante desta unidade, assim como também foi instituído em 2019 o Gabinete da Palma do Município de Frei Martinho que tem o compromisso de discutir, elaborar, priorizar e encaminhar propostas e políticas públicas relacionadas a cultura da palma e a segurança forrageira.
Assessoria