Paraíba

UFPB sediará 18º Festival do Japão no mês de setembro

De 15 a 17 de setembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), receberá o 18º Festival do Japão. Em sua programação, que ainda está sendo finalizada, segundo os organizadores, o evento contará com apresentações culturais, oficinas de artesanato, palestras e outras ações.

As atividades serão realizadas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e também no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde acontecerá a abertura do festival, no dia 15.

Na ocasião, em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa na Paraíba, o Festival homenageará Eiji Kumamoto, primeiro imigrante nipônico na Paraíba, tendo se instalado em 1923 em Princesa Isabel, cidade do sertão do Estado. Após a chegada de Kumamoto, a presença japonesa no estado foi crescendo, e a capital João Pessoa virou o lar oficial de diversas famílias imigrantes na segunda metade do século XX.

O evento também terá a presença do Cônsul Geral do Japão de Recife, Hiroaki Sano, e da Professora Alice Lumi Satomi, do Departamento de Educação Musical da UFPB, que receberá, durante o festival, a condecoração imperial da Primavera com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. A homenagem é entregue em nome do imperador do Japão a cidadãos japoneses e estrangeiros que tenham prestado meritórios serviços ao país.

Além da UFPB, o 18º Festival do Japão tem o apoio do Consulado Geral do Japão e do Governo do Estado da Paraíba. O evento é promovido pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB).

Por UFPB
Botão Voltar ao topo