Paraíba

Soledade recebe prova de Campeonato Paraibano ‘Fora da Estrada’

Com trilhas e áreas de serra, o município de Soledade tem atraído praticantes de diversos esportes.

Em agosto, acontecerá na cidade a 6ª etapa do Campeonato Paraibano Fora da Estrada: uma competição automobilística que envolve veículos do tipo 4×4, que vão desafiar suas capacidades no percurso escolhido.

Essa será a primeira prova realizada em Soledade.

O grupo chegará ao município em 25 de agosto, quando será a recepção dos participantes do campeonato.

Já no dia 26 acontecerá uma trilha ecológica, explorando a região. A prova acontece em 27 de agosto, a partir das 8h.

Entre as categorias participantes, estão: Jeep, UTV, Jeep Especial, Força Livre, 4×2 e diesel.

O campeonato é uma realização da Eventos Brasil Off-Road e tem apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo da Paraíba (FAEP).

A Prefeitura de Soledade também é uma das parceiras e vai ser responsável por todo o apoio logístico, desde a confecção de troféus, camisas, adesivos, à locução, tendas e cronometragem.

A gestão também vai disponibilizar uma equipe médica e guarda municipal para prestar suporte no evento.

Foi cedido ainda o trator e carro pipa para preparar a pista onde ocorrerá a competição.

Haverá também forró pé de serra na Estação Pendência após a trilha ecológica.

Para o prefeito, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), essa é mais uma etapa na consolidação do município como destino para quem gosta de praticar esportes de aventura.

“Soledade possui uma área extensa com muitas serras, terrenos íngremes e com muitas subidas e descidas, o que vai proporcionar muita emoção nesse campeonato. Estamos felizes em estar no mapa turístico da Paraíba também pelos locais com potencial para a prática de esportes”, ressalta .

Turismo esportivo

Ainda em Soledade, a Prefeitura está na fase final da implantação do cicloturismo – um projeto que une o ciclismo ao turismo.

O circuito contará com rotas especiais que apresentam as belezas e serras de Soledade, com direito a passaporte para ser carimbado e pontos para fotografia.

Todo ano, a cidade também recebe a ‘Maratona Cabra da Peste’; um evento que reúne ciclistas do País inteiro que praticam o ‘mountain bike’,  modalidade que envolve terrenos irregulares, trilhas de montanha e outras áreas fora da estrada.

Fora da Estrada

A competição é realizada em percursos projetados para desafiar as capacidades do veículo e do condutor em aspectos como tração, suspensão e  habilidades gerais.

Os carros costumam ser modificados e contar com pneus maiores, suspensões reforçadas e gaiolas de proteção, garantindo maior segurança na corrida.

Os competidores precisam demonstrar habilidade para navegar com sucesso por esses obstáculos enquanto tentam obter o melhor tempo possível.

Além de ser um evento para os participantes, toda a população poderá assistir o campeonato.

Por Heleno Lima

Botão Voltar ao topo