Secretário de Saúde faz previsão de chegada de vacinas da Pfizer na Paraíba

Foto: Divulgação

A previsão para chegada da vacina Pfizer, contra a Covid-19, na Paraíba é na próxima segunda-feira (3), de acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

Ele explicou, em entrevista a uma emissora de rádio campinense, que essa vacina em específico requer uma conservação mais apurada, mas concluiu que a rede de frios paraibana já está preparada para o acondicionamento das doses.

“Após a retirada das mesmas, nós temos 5 horas para elas permanecerem na temperatura de +2 a +8 graus, e 14 dias entre -15 e -25 graus. Temos os ultra freezers que estão chegando do Ministério da Saúde e temos no Estado já essa rede de frios, que permite manter essas vacinas e iniciar a vacinação”.

Geraldo pontuou que equipes de saúde de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux já passaram por treinamento. Inicialmente, a vacina da Pfizer será manipulada apenas nesse pólo, tendo em vista melhores estruturas para armazenamento.

Na ocasião, o secretário também comentou sobre os novos públicos a serem vacinados na Paraíba.

“As pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos, os portadores de síndrome de down de 18 a 59 anos, e aqueles renais crônicos de 18 a 59 anos, que estão realizando hemodiálise, esse é o grupo prioritário nesse momento, além de terminar de vacinar os trabalhadores em saúde, os idosos de 60 a 64 anos e os quilombolas”, finalizou.

Paraibaonline