Quase 240 hectares foram queimados em incêndio no Sertão, diz Bombeiros
A área entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, localizado entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, chegou ao seu sétimo dia de queimadas no Sertão da Paraíba. A principal motivação da força-tarefa é impedir que as chamas se alastrem para dentro do parque, uma referência ambiental no estado.
Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está recebendo apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros e das Prefeituras locais para conter as chamas, passando da marca de 150 pessoas envolvidas.
Apesar disso, o coronel Saulo Laurentino, comandante do 3ª Comando Regional de Bombeiro Militar, revelou que mesmo c0m a instalação da força-tarefa, para evitar qualquer consequência ao parque, quase 240 hectares foram queimados nestes sete dias de fogo na região.
“O parque é uma referência no estado em relação às questões ambientais e existe essa preocupação, por essa instalação dessa força-tarefa. Ao todo, numa estimativa superficial e atualizada do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 240 hectares já foram queimadas na área do entorno, mas a gente ainda aguarda os dados oficiais da Semas”, disse Saulo ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
A preocupação com as áreas urbanas
Apesar do espaço enorme do parque e de seu entorno, o município de Carrapateira ainda possui uma comunidade próxima à região. A população de Lajes ficou preocupada ao ver o fogo avançando às casas. O comandante Saulo confirmou que as chamas chegaram muito próxima às casas, mas a força-tarefa evitou um prejuízo maior.
“O fogo chegou muito próximo de atingir algumas residências da comunidade Lajes, que pertence a Carrapateira, mas graças à ação das equipes isso foi contido. Foi feito um trabalho muito intenso para que isso não acontecesse. E depois de extinto o risco de residências serem atingidas, a nossa atenção voltou-se totalmente para contenção desse incêndio de grande proporção, para que ele não venha atingir o parque”, disse o bombeiro militar.
MaisPB