A ECIT José Itamar da Rocha Cândido, de Cuité, e a ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande, passaram para a Etapa Regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae e vão disputar com equipes selecionadas nas etapas estaduais das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A equipe GaiaComp, da ECIT de Cuité, vai disputar na categoria Ensino Profissional, já a equipe do TEApoio, da ECIT de Campina Grande, vai disputar na categoria Ensino Médio.
As equipes vão participar durante o mês de outubro das rodadas regionais com as apresentações dos projetos para as bancas avaliadoras em formato online e ao vivo. Os estudantes terão cinco minutos para a apresentação e três minutos para responder a perguntas da banca. Após o anúncio das equipes vencedoras da Etapa Regional, os estudantes seguem para participar da Missão Técnica Nacional, que acontecerá durante o mês de dezembro em data e local a serem divulgadas pela organização do desafio.
Cada integrante e professor orientador das equipes vencedoras da Etapa Regional receberão como premiação celulares smartphones. A equipe melhor avaliada de cada uma das quatro categorias das regiões seguirá para a Etapa Nacional. Elas apresentarão um pitch (apresentação curta e direta que tem como objetivo explicar uma ideia, negócio ou produto a um público específico) pessoalmente diante de uma banca de jurados qualificada durante a Missão Técnica Nacional.
Como premiação da etapa nacional, a equipe que ficar em 1º lugar ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, para destino ainda a ser definido. Para o 2º lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch; já para o 3º lugar, a premiação para participante da equipe e seu professor orientador será um tablet.
Os projetos:
TEApoio – A equipe da ECIT Professor Bráulio, coordenada pela professora Laura Ximenes, desenvolveu o “TEApoio” um aplicativo para crianças com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA), que visa proporcionar suporte no desenvolvimento psíquico e social das crianças, além de oferecer recursos e uma comunidade de apoio para os pais e cuidadores. Entre as funcionalidades, inclui jogos interativos, vídeos educacionais e uma aba de escrita poética para troca de experiências entre os responsáveis.
GaiaComp – A equipe da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido, coordenada pelo professor João Paulo da Silva, desenvolveu uma composteira tecnológica, pela qual os estudantes vão integrar sensores avançados de temperatura e umidade para monitorar continuamente as condições do material orgânico em decomposição. E tem como principal objetivo promover uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos e incentivando práticas ambientalmente responsáveis.
Secom PB