A Prefeitura Municipal de Campina Grande confirmou nesta segunda-feira (3), que a programação oficial do São João 2023 da cidade será divulgada na próxima quarta-feira, dia 5 de abril. Este ano, a festa conhecida como O Maior São João do Mundo completa 40 anos de existência. O evento começa no dia 2 de junho.
O anúncio da programação será feito em um evento na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, a partir das 18h na quarta-feira (5). O prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima (PSD), e o presidente da empresa organizadora da festa, Carlos Parente, irão apresentar a programação.
Entre as novidades já anunciadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para o São João 2023 de Campina Grande estão o nome da nova empresa responsável pela gestão da festa e a descentralização da programação, com a criação do “Quadrilhódromo“. A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, responsável pela festa, é mesma que realiza um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato.
Há uma expectativa que a edição em comemoração aos 40 anos do evento tenha 40 dias de duração, mas o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, informou apenas que a festa deve ter, no mínimo, 31 dias – assim como aconteceu em anos anteriores.
‘O Maior São João do Mundo’
De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.
Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, deste então, por meio de licitações.
Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.