A Polícia Federal, através da Delegacia de Campina Grande, deflagrou nesta quarta-feira (01), a Operação Pitillo, para cumprimento de cumprimento 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campina Grande e Monteiro, na Paraíba; Arcoverde, no estado de Pernambuco, além de Fortaleza, no Ceará.
A investigação visa apurar supostos crimes de contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro, praticados por grupo com atuação em estados nordestinos.
Há quinze meses o trabalho investigativo foi iniciado, tempo que permitiu à Polícia Federal identificar diversos contrabandistas de cigarros atuantes na Paraíba e Pernambuco, bem assim, a existência de um esquema financeiro no estado do Ceará para movimentar recursos criminosos oriundos de dezenas de cidades de vários estados, e assim dificultar a identificação da origem e destino dos recursos criminosos destinados à compra e venda de cigarros contrabandeados.
Também foram bloqueadas 11 contas bancárias. Todos os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Monteiro. ação policial conta com 40 policiais federais e oito policiais rodoviários federais de Pernambuco, que estão dando apoio na cidade de Arcoverde.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e lavagem de dinheiro. A operação foi batizada de “pitillo”, palavra espanhola que em português significa cigarro.
MaisPB