O piloto que acionou o paraquedas e salvou a si mesmo e os passageiros de uma aeronave em Minas Gerais, neste sábado (11), relatou o momento de tensão na tomada de decisões e ações para pousar com menos impacto. O profissional contou que perdeu potência, que o avião vibrava muito e que percebeu que não dava tempo chegar à pista de pouso.
“Vou mandar uma mensagem aqui porque meu telefone não tá parando de tocar. Decolei e sai da Cubex […]. Chegando em Cubex, próximo agora pra nivelar, eu tive uma perda abrupta de potência. Tava com 88 de potência, 85, e aí foi para 30%. Ciclei a bomba, desliguei e liguei, troquei de tanque e nada, vibrando muito. Declarei ‘Mayday’, tentei voltar pra Pampulha, mas na hora que eu vi que eu tinha acabado de fazer a curva eu tava a cinco mil e poucos pés e eu tava a cinco minutos da pista, não ia chegar”, disse o piloto.
Ainda segundo o profissional, “é uma decisão fod* porque, raramente, eu tiro o pino do paraquedas e hoje eu tirei o pino. E eu tirei o pino do paraquedas antes de decolar e, graças a Deus, eu olhei, falei que não ia chegar, puxei o paraquedas, avisei aos passageiros, ‘cortei’ o motor e puxei o paraquedas.”
Ele contou, também, que está “todo mundo bem, graças a Deus. A máquina (aeronave) tá só com danos materiais. Mas, mesmo assim, não quebrou muito, não. Pousamos num local bem difícil de acesso. Os bombeiros não estão conseguindo nem descer com helicóptero. Mas, só para acalmar a todos aí, era eu que tava no comando e tá todo mundo bem.”
O monomotor caiu na manhã de hoje na estrada do Gaia, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros informou que seis pessoas ocupavam a aeronave. Todos estavam conscientes e sem lesões visíveis. Elas foram avaliadas pelos bombeiros e dispensaram atendimento médico.
Testemunhas registraram, em vídeo, o momento em que a aeronave caiu com a ajuda do paraquedas, evitando um impacto maior.
Ver essa foto no Instagram
Por ClickPB