
A Paróquia de São Severino Bispo, em Nova Floresta, iniciou, na última sexta-feira (20), as comemorações dos 14 anos de sua Ereção Canônica, com uma celebração de abertura do tríduo festivo presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano, na igreja matriz, que voltou a receber celebrações após nove meses de reforma.
Durante a celebração, o bispo instituiu 23 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e renovou o compromisso dos que já servem, além de abençoar a nova Pia Batismal, um marco na vida sacramental da paróquia. O pároco, Padre Tadeu Laurentino, concelebrou a missa, com a assistência litúrgica dos seminaristas.
O tríduo culminará neste domingo, 22, onde a paróquia completará seus 14 anos de criação. A Missa Solene deste dia vai abrir o ano jubilar de Cristal, que marca o início das comemorações pelos 15 anos da paróquia.
Em suas palavras iniciais, Dom Dulcênio expressou sua alegria em participar destes dias festivos com a comunidade. O bispo destacou que, apesar de ser uma paróquia jovem, já demonstra grande vitalidade e abundância de frutos. “É uma paróquia viva, que dá frutos”, afirmou, ressaltando a vocação de seminaristas provenientes da comunidade como resultado da oração e dedicação dos fiéis.
Homilia
Na homilia, Dom Dulcênio destacou os sinais divinos na história da salvação, como a profecia de Isaías: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho”; e afirma que aos pés de Nossa Senhora, somos chamados a unir nossas orações às dela, aguardando o cumprimento das promessas de Deus.
“Recolhamo-nos aos pés de Nossa Senhora. Ela está a rezar, a desejar ardentemente a vinda do Salvador de Israel. Juntemos, unamos nossa oração a sua oração, nosso desejo aos seus desejos. O tempo da concretização das promessas estava próximo, o decreto de reconciliação e salvação estava para entrar em execução. Nos desígnios de Deus, a sabedoria e a bondade se harmonizavam, abraçavam-se a misericórdia e a Justiça”, trouxe.
O prelado ressaltou a figura de Maria, como modelo de humildade e fé.
O Filho de Deus escolhe a simplicidade para sua vinda. Maria, com sua pureza e obediência, torna-se exemplo perfeito de vida cristã.
“A escolhida de Deus é Maria, uma donzela simples e desconhecida. Era, porém, a mais piedosa e cheia de fé, era a alma mais humilde e o coração mais puro. O verdadeiro merecimento aos olhos de Deus é, pois, a piedade, a vida inteira, a humildade, a pureza. Aí está a definição da vida cristã, no sentido oposto ao orgulho, a ambição, ao egoísmo”.
O bispo também destacou o sim de Maria e a redenção; a saudação do anjo Gabriel revela a missão de Maria como Mãe de Deus. Seu sim, dado com humildade, abriu as portas do céu para toda a humanidade. Por meio dela, recebemos o Salvador e todas as graças que sustentam nossa caminhada de fé.
“Recebendo d’Ela o Salvador, somos a Ela devedores, de tudo quanto nos trouxe o Salvador. Graça da adoção divina, graça dos sacramentos instituídos, graças dos perdões recebidos, graça da perseverança final: Tudo nos veria, como veio, por meio d’Ela Mãe bendita”, disse.
Por fim, Dom Dulcenio convidou a todos a agradecer à Virgem Santíssima por seu papel na salvação e a trabalhar pela vitória de Cristo. Ao celebrar os 14 anos da comunidade de São Severino Bispo, o bispo reconhece o crescimento da fé e dedica bênçãos à missão de todos.
“Dirijo a todos vocês dessa amada Paróquia de São Severino Bispo de Nova Floresta, os meus sinceros parabéns, pelos 14 anos de missão, 14 anos onde percebemos o crescimento da fé Cristã Católica, pelo amor e dedicação do crescimento do Reino de Deus. Deus os abençoe sempre! Amém”.
Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial