A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba informou que nove açudes do estado estão completamente secos e 39 reservatórios operam em situação crítica, com menos de 10% da capacidade de armazenamento.
O levantamento mostra um cenário preocupante para o abastecimento hídrico, principalmente em regiões do Sertão e Cariri paraibano.
Açudes totalmente vazios
Segundo a Aesa, operam com 0% da capacidade reservatórios localizados nos municípios de:
-
São Mamede
-
Desterro
-
Conceição
-
Teixeira (dois açudes)
-
Gurjão (dois açudes)
-
São José dos Cordeiros
-
Picuí
Outros 39 reservatórios estão em nível crítico
Além dos açudes completamente secos, 39 reservatórios apresentam volume abaixo de 10%, como ocorre em Taperoá, com apenas 0,01% da capacidade, e em Caraúbas, com 9,81%.
A Aesa classifica os mananciais monitorados nas seguintes categorias:
-
Sangrando (acima da capacidade);
-
Situação favorável;
-
Nível normal;
-
Observação;
-
Atenção;
-
Situação crítica.
Atualmente, o estado possui:
-
18 açudes em atenção (entre 10% e 19%);
-
36 em observação (entre 20% e 50%);
-
13 em condição normal (50% a 69%);
-
16 em situação favorável (77% a 99%);
-
e apenas quatro reservatórios acima da capacidade, vertendo água.
Clima seco pode agravar cenário
A situação preocupa ainda mais porque o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta recente de baixa umidade em municípios do Sertão paraibano, o que pode agravar a estiagem e aumentar os impactos sobre o abastecimento e a agricultura.
Especialistas alertam que, sem chuvas regulares nos próximos meses, a pressão sobre os sistemas de abastecimento pode aumentar, especialmente em cidades dependentes de pequenos reservatórios.
*Com G1PB
Portal Paraíba.com.br
