Padre João Igor é empossado na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão-PB
O Neo Sacerdote Padre João Igor foi empossado pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, na noite desta terça-feira, 04, como o mais novo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro e São Bento, na cidade de Boqueirão. A solene celebração reuniu padres, diáconos, seminaristas, os familiares do Padre João, autoridades civis e o povo de Deus que acolheu ao seu novo Pastor com muita alegria.
Nas palavras iniciais de Dom Dulcênio, um sentimento de gratidão pelo pastoreio do Padre Antônio Batista, e ressaltou aos fiéis que agora, caminharão com um jovem muito dedicado à causa do Reino, o Padre João Igor. Na homilia proferida, o Bispo destacou que a missão é de propagar o Reino é desafiadora, mas feliz.
“Pe. João, não tenha medo! A fé cristã é incompatível com o estado de temor. O medo do desconhecido, do futuro, sempre foi uma forma de escravidão humana, as vezes são formas de incredulidade. Jesus oferece uma libertação integral que inclui livrar-nos do medo, desde que a nossa fé em sua presença seja viva”, disse.
Dom Dulcênio lembrou que durante quinze anos foi pároco, passou por duas paróquias, já completou com vinte e dois anos de bispo e está na terceira diocese. “Quantos cansaços, quantas preocupações! Quantas vezes precisei gritar interiormente: Senhor, salva-me! A cena do evangelho não deixa de ter certo encanto: Jesus dormindo sobre o travesseiro apesar do fragor da tempestade e da fúria dos ventos”, explanou.
Assim explicou que Jesus, assim como um de nós, mostra-se cansado e extremamente fatigado, as forças físicas esgotadas pelo trabalho prolongado na paróquia, na diocese… “Por isso, esta passagem do evangelho é para nós, padres e bispos, de certo modo simpática: mostra-nos Jesus com todas as limitações da natureza humana. Ele também precisa restaurar suas forças pelo sono”.
Foco em Jesus
O Bispo pediu ao jovem Padre que mantenha o foco em Jesus, uma vez que ao longo da missão, por vezes o cansaço, o desânimo, baterão à porta, esgotam-se as forças, não só físicas, mas psíquicas e espirituais. “Por isso, quanto tudo isso te incomodar, não esmoreça, faça aquele mesmo chamado angustioso dos apóstolos: “Senhor, salva-nos, porque estamos em perigo!”. Diga, Pe. João: “Senhor, salva-me, por que estou em perigo!”. Tenho certeza que o Senhor te acalmará. Nas tempestades da vida, coloque-se próximo do Senhor e confie nele.”, orientou.
E concluiu: “Aos cristãos leigos, paroquianos de Nossa Senhora do Desterro de Boqueirão e Nossa Senhora da Conceição de Caturité, faço um apelo de pastor, saído do amor que temos pela Igreja. O Pe. João Igor e o Pe. José Gonçalves são os pastores de vocês, faço-lhes um pedido: apoiem os seus sacerdotes, colaborem, não lhes entravem o ministério, antes, tomem-lhes a defesa e ajude-os em seu trabalho apostólico. Sobretudo, rezem por eles, para que a unidos ao Sumo e Eterno Sacerdote, não percam a alegria da missão de “ser padre” e tenham a consolação de salvar as almas que Deus lhes confiou”.
O Rito da Missa de Posse de um Pároco
Próprio da Liturgia da posse de um pároco, nesta celebração o padre empossado profere sua profissão de fé, recebe do Bispo as chaves da Igreja e do Sacrário, é conduzido à Pia Batismal, além de receber Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão.
Sobre o Padre
O padre João Igor é natural de Areial-PB, no brejo da Paraíba. Ingressou no seminário no ano de 2015. Foi ordenado diácono em dezembro de 2022 exercendo o seu diaconato na Paróquia de São Sebastião, em Picuí-PB; foi ordenado Presbítero em 16 de junho deste corrente ano.
Sobre a Paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora do Desterro foi erigida em 07 de agosto de 1961 pelo então Bispo Diocesano Dom Otávio Aguiar; ao todo já passaram pela paróquia 12 Párocos; Pe. João Igor será o 13°. Atualmente a paróquia conta com assistência pastoral do Padre José Gonçalves, vigário e do diácono Permanente Manoel Bezerra. Ao todo são 40 comunidades, sendo 6 na zona urbana e 34 na zona rural. A paróquia também assiste a cidade de Caturité-PB.
Por: Ascom com ajuda na matéria pascom paroquial
Fotos: Pascom Paroquial com alguns prints da transmissão