BrasilDestaques

Multidão de fiéis participa da Festa de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité-PB

Com o tema “Com Maria, caminhemos para o encontro com Cristo”, a Paróquia de Nossa Senhora das Mêrces, com sede na cidade de Cuité, realizou mais uma festa da sua padroeira, que se estendeu entre os dias 14 e 24 de setembro; momento em que os cuiteenses e demais devotos sobem os degraus da imponente matriz de para ofertarem suas vidas pelas flores depositadas no altar da sua padroeira. Missas, novenas, quermesses, reencontros, confraternizações, sorrisos e lágrimas de muita fé marcaram os dez dias de Festa no alto desta Serra.

Era por volta das 05h30 que o maestro Sérgio Cruz deu o comando inicial para a filarmônica Maria Udjagra Fernandes, sob a luz que radiava o dia e sob os acordes da história e da tradição bicentenária, anunciar que o dia 24 de setembro chegava. Era festa anunciada pela alvorada nas ruas principais de Cuité. O sino tocava às 08h chamando os devotos para a primeira missa do dia, que seria celebrada pelo cuiteense Pe. Arimatea Júnior e concelebrada pelos outros sacerdotes nativos da cidade.

O solene sacrifício no altar talhado por Lailton Holanda, artista cuiteense, fez escorrer as lágrimas de emoção nos fiéis que ouvindo a homilia, puderam através do presidente da celebração, relembrar dos seus antepassados e das forças vivas da paróquia que hoje podem contemplar visivelmente a Nossa Senhora no céu.

Meio dia de um domingo ensolarado, o gáudio do sino despertou nos moradores que era a hora de homenagear a sua padroeira pelos fogos de artifícios que começou na própria casa paroquial. O bispo de Campo Maior, no Piauí, Dom Francisco Gabriel, começou a última celebração eucarística do dia às 16h30 no pátio da igreja, contada com um grande número de devotos que tomavam conta das ruas.

A tradicional procissão, que ocorreu após a missa, percorreu algumas ruas da cidade, acompanhada por centenas de fiéis que manifestaram publicamente a sua fé levando a histórica imagem de Nossa Senhora das Mercês para abençoar toda a cidade de Cuité e os seus filhos que aqui residem ou que estão ausentes.

A devoção a Virgem Maria das Mercês em Cuité, se dá início no ano de 1768 quando o Coronel de Milícias Caetano Dantas Correia e a sua esposa Josefa Pereira trazem à serra de Cuité uma pequena imagem de Nossa Senhora das Mercês com a finalidade de erguer uma capela para povoar a futura cidade. Desde então, os moradores da Serra do Cuité em torno das novenas e do Evangelho, levam a Deus pela intercessão de Maria as suas preces e louvores. E esta sublime tradição passa de gerações em gerações

Contribuição do texto: Álex Soares
Fotos: Pascom Paroquial

Botão Voltar ao topo