Curimataú e SeridóDestaques

Membros da Loja Maçonica de Picuí realizam visita ao Obelisco construído em homenagem ao saudoso Felipe Tiago Gomes

Membros da Loja Maçônica Pedro Tomaz de Medeiros, de Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, realizaram uma visita ao Obelisco que foi construído há alguns anos pela instituição no Sítio Barra do Pedro, localizado na zona rural do município, como forma de homenagem ao saudoso Felipe Tiago Gomes.

A visita, que aconteceu no último dia 18, foi registrada em vídeo pela nossa equipe de reportagem e contou com total apoio e colaboração dos membros da instituição, a qual, na oportunidade, esteve sendo representada pelo professor Gerlando Gomes, que contou um pouco da história do Obelisco ‒ pedra monolítica vertical, de base quadrangular, que vai diminuindo progressivamente para formar no ápice uma pirâmide ‒ e revela que muito em breve o mesmo será totalmente recuperado e aberto à visitações.

Felipe Tiago Gomes
Nascido em Picuí, no dia 01 de maio de 1921, Felipe Tiago Gomes foi de origem bastante humilde e chegou a enfrentar muitas adversidades e dificuldades para ter acesso à educação. Ele formou-se em direito na cidade de Recife, no Estado do Pernambuco, mediante atestado de pobreza, onde despertou para a criação de uma instituição que visasse assegurar o direito de estudar aos milhares de jovens pobres como ele.
Seguindo esta inspiração, Felipe reuniu outros colegas que se entusiasmaram com a ideia e, assim, fundou a Campanha do Ginasiano Pobre, que futuramente ficou conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, o menino da zona rural da Terra da Carne de Sol, considerado o filho mais ilustre do município e que se tornou o Comendador da Educação Brasileira, dedicou toda a sua vida para essa campanha, exercendo um verdadeiro sacerdócio que será contado muito em breve num documentário que está sendo produzido por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

Picuí Hoje

Botão Voltar ao topo