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Governo amplia serviços digitais e busca reduzir despesas para população

A oferta de serviços públicos digitalmente para a população devem ser ampliadas pelo Governo do Estado como forma de reduzir despesas e garantir maior celeridade em processos. Este foi um dos assuntos discutidos nesta quinta-feira (9), durante o  2º Simpósio de Governo Digital.

“O foco maior é que no futuro breve a gente tenha cada vez mais serviços públicos ofertados ao cidadão à distância. Por exemplo,  se ele precisar resolver uma questão tributária que ele possa acessar computador, o smartphone sem precisar se deslocar para a Secretaria da Fazenda. Estamos trabalhando para o cidadão ter um acesso mais célere e de forma menos onerosa”, pontuou o secretário de Estado do Planejamento, Gilmar Martins.

Um dos exemplos de órgão público que se destaca pela adoção de atendimento virtual é o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que possui mais de 100 serviços oferecidos digitalmente, segundo o superintendente, Isaías Gualberto.

“Nós temos, por exemplo, o emplacamento eletrônico, onde o cidadão pode fazer todo o processo de casa e ir no Detran apenas colocar a placa no veículo”, explicou Gualberto.

Simpósio – Ao todo, 14 palestrantes – dentre eles um da Estônia, país que possui o 1º lugar no ranking de serviços públicos digitais na União Europeia, segundo o Digital Economy and Society Index 2022 da União Europeia – vão trocar experiências e propor discussões acerca das competências digitais em relação às tecnologias, ferramentas, métodos e processos de transformação digital na administração pública estadual. Este ano o tema é ‘Cidadão no foco’.

O simpósio tem como público-alvo os gestores dos órgãos e os representantes da Rede PBDigital, mas também teve cota para comunidade acadêmica e servidores do Estado.

MaisPB

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