Curimataú e SeridóDestaques

Gestor Municipal Picuiense recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança em Brasília DF

A Fundação Abrinq anunciou na última quarta-feira, 12 de junho, os 100 gestores municipais condecorados com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, referente à gestão 2021-2024, em evento ocorreu em Brasília.

A premiação fez parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996, pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil administradores foram engajados, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.

O gestor municipal picuiense, Olivânio Remígio (PT), foi um dos condecorados, isso pela segunda vez, e usou suas redes sociais para registrar mais essa conquista: Pela segunda vez, recebo o prêmio PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA. A premiação é uma iniciativa da FUNDAÇÃO ABRINQ, que avalia indicadores de gestão no que diz respeito à criança e adolescente. Dos 5.570 municípios do Brasil, 1.376 foram inscritos e apenas 100 atingiram as metas estabelecidas na edição 2021-2024. Picuí mais uma vez é protagonista no cumprimento das metas e objetivos dos indicadores sociais. Minha gratidão a todos e todas que contribuíram para o êxito dessa premiação. A premiação foi entregue na tarde de hoje na câmara dos deputados em Brasília – pontuou o prefeito.

Olivânio esteve acompanhado da primeira dama Adriana Lucena e da Coordenadora de Gerenciamento dos Sistemas de Informações e ex-Secretária de Assistência Social do Município Keiles Lucena.

O foco do programa é apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece subsídios técnicos, recomendações e promove seminários que possibilitam o diálogo e a troca de experiências.

Nesta sétima edição, correspondente à gestão 2021-2024, o reconhecimento foi concedido aos 100 prefeitos que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios. No total, foram 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, 8 do Norte e 2 da região Centro-Oeste.

Entre as responsabilidades de cada gestão durante a edição, estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros.

Por sua vez, a Fundação Abrinq se comprometeu a viabilizar a troca de informações, apoiar tecnicamente os municípios participantes e oferecer visibilidade pública aos prefeitos reconhecidos, entre outras ações.

“O Programa Prefeito Amigo da Criança reforça a vitalidade da colaboração entre as gestões municipais e a sociedade civil na promoção de um presente e um futuro mais promissores para as crianças e os adolescentes no Brasil”, destacou Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.

Francisco Araújo com ascom Abrinq

Botão Voltar ao topo