Estudantes da UFCG contribuem para o Inventário Arbóreo de Cuité
Uma parceria entre o Centro de Educação e Saúde (CES/ UFCG) e a Prefeitura de Cuité está possibilitando um importante projeto para o município: o Inventário Arbóreo de Cuité, que visa mapear e estudar as árvores presentes na cidade. Este projeto tem como objetivo coletar dados fundamentais sobre a vegetação local, contribuindo para o planejamento e gestão do meio ambiente no município.
Ao todo, 6 estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG) estão envolvidos no projeto, sendo 2 bolsistas e 4 voluntários. Os alunos têm se dedicado à coleta de dados em campo, onde realizam o georreferenciamento das árvores, identificando as espécies existentes, avaliando a qualidade e a quantidade das árvores, além de analisar aspectos fitossanitários e outros mais de 20 aspectos importantes para a saúde das árvores.
Para realizar essa tarefa, os estudantes utilizam um aplicativo especializado chamado eArbo, que auxilia na organização e armazenamento dos dados coletados. Todos os participantes do projeto receberam treinamento técnico para manuseio do aplicativo, garantindo a qualidade e a precisão das informações.
O prazo previsto para a conclusão do inventário é até julho de 2026. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade destaca que esse levantamento possui grande importância estratégica para o município, pois permitirá à administração municipal conhecer detalhadamente o patrimônio arbóreo de Cuité. Com isso, será possível obter informações precisas sobre a quantidade, qualidade e estado de saúde das árvores da cidade, além de contribuir para o planejamento de ações futuras.
Os benefícios diretos e indiretos desse inventário para a população e para o meio ambiente de Cuité são inúmeros. O estudo contribui para a melhoria da qualidade do ar, a redução das ilhas de calor, a conservação da biodiversidade local, o embelezamento da paisagem urbana, a valorização imobiliária, além da criação de espaços públicos mais agradáveis, seguros e biofílicos, promovendo a qualidade de vida dos cidadãos.
O projeto é coordenado pelo engenheiro agrônomo Alex de Deus, que acompanha e orienta as atividades dos alunos.
Como parte do apoio à equipe de campo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade entregou kits de EPIs (camisas UV, chapéus e protetores solares) aos alunos, assegurando a proteção e o bem-estar dos estudantes durante as atividades externas.
Ascom UFCG – Cuité
