Curimataú e SeridóDestaques

Estudante Picuiense se prepara para lançar seu primeiro livro

Lenilda Araújo (foto), natural da cidade de Picuí-Paraíba, agricultora, filha de agricultores, esposa e mãe, desde criança, sonha em ser professora. Entretanto, por diversos motivos, entre eles, a realidade precária do camponês nordestino da época de sua infância e adolescência, interrompeu seus estudos aos 15 anos de idade (em 1999). O tempo passou, mas o sonho da camponesa se recusou a morrer.

Em 2017, quase 20 anos após ter deixado os estudos, ela conseguiu retomá-los. Na época, em sua cidade só havia o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) a noite, e, nesse horário, o transporte escolar não contemplava a região que ela morava (Sítio Jatobá), o que a levou a cursar o Ensino Fundamental II no ensino regular (fora da faixa etária, com crianças e adolescentes) no colégio Ana Maria Gomes – Picuí. E em 2020, ingressou no Ensino Médio Integrado ao Curso de Geologia no IFPB – Campus Picuí.

Apesar dos desafios vivenciados no período da Pandemia da Covid 19, problemas de saúde (Depressão, Transtorno Ansioso e Fibromialgia) e tarefas cotidianas, Lenilda Araújo conseguiu concluir o ensino médio com êxito e ser aprovada no SISU 2023.2 para cursar Letras – Língua Portuguesa na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus de Campina Grande com início no primeiro semestre de 2024.

Diariamente, ela viaja de ônibus cerca de 230 Km (ida e volta) para ter acesso à Universidade. “É um mega desafio. Saio de casa às 15h e quando retorno já passa de meia noite. O desafio é ainda maior durante as frequentes crises de Fibromialgia, são dores muito intensa por todo o corpo. Mas a sensação de realização diária, a força de vontade e, sobretudo, a fé em Deus me faz superá-lo. Nada pode deter aquele que, em Deus, escolheu vencer! Estou onde desejei estar, na Instituição de Ensino Superior referência na região, fazendo o que gosto e cada dia mais perto do que sempre sonhei. A educação é um mundo de oportunidades. Nela eu me realizo e sei que através dela poderei melhor contribuir com a sociedade.” (Lenilda Araújo).

A escolha pelo curso de licenciatura em Língua Portuguesa se deu pelo fato de, além do sonho de ser professora, ela ter desenvolvido, desde a infância, uma aptidão e habilidades notáveis pela leitura e a escrita. Evidências que a levou a se destacar nessa área, por meio de concursos literários, nas instituições de ensino fundamental e médio em que estudou.

Em 2022, foi eleita melhor do ano na Pesquisa de Opinião Pública na sua cidade, categoria poeta.

Símbolo de resiliência e determinação, Lenilda Araújo tem textos publicados em antologias e em breve lançará o primeiro livro de sua autoria, intitulado “Viver ou Sobreviver? – Fragmentos de uma vida em Deus”. “A autora demonstra notável habilidade na construção narrativa, explorando a complexidade dos personagens…

Acreditamos que esta obra tem o potencial de impactar positivamente os leitores e encontrar seu lugar de destaque no cenário literário contemporâneo.” (Editora Viseu).

“Tenho convicção de que essa obra fará um grande bem para quem a ler. Escrito em forma de ficção, o livro Viver ou Sobreviver – Fragmentos de uma vida em Deus, apresenta um misto de realidade e fantasia. Ao escolher escrevê-lo dessa forma, visei dar mais leveza aos dramas reais nele contido e proporcionar uma leitura leve e instigante” – Lenilda Araújo.

Fonte: Lenilda Santos Araújo

Botão Voltar ao topo