Equipes de Saúde da Família se reúnem para tratar sobre casos de Esporotricose em Picuí
Durante todo o dia desta quarta-feira (08), as equipes de Estratégia de Saúde da Família estiveram reunidas no auditório municipal para tratar assuntos referentes a elaboração de medidas preventivas contra o avanço do fungo Esporotricose que tem sido registrado em casos crescentes no município.
Além desse tema, outros assuntos foram pauta como o manejo clínico da Hanseníase com foco no teste rápido para contatos e a Rede Cegonha – saúde materno infantil. “O foco em geral foi para tratar sobre o projeto de intervenção para melhorar os indicadores do município”, disse a coordenadora de epidemiologia Airy Lima a reportagem do Jornal Municipal.
Participaram médicos, enfermeiras, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Equipe da 4° Gerência de Saúde, profissionais da E-multi, coordenação de vigilância ambiental, Epidemiológica e sanitária, atenção básica e imunização.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CASOS DE ESPOROTRICOSE EM PICUÍ
A esporotricose é uma doença infecciosa causada pelo fungo Sporothrix spp. e pode afetar tanto seres humanos como animais, sendo transmitida principalmente por contato com o fungo presente em solos e materiais orgânicos em decomposição. Prevenir o avanço da esporotricose requer a implementação de medidas eficazes de controle e conscientização.
A prevenção da esporotricose é uma abordagem que envolve tanto a conscientização pública quanto a implementação de medidas práticas para reduzir a transmissão da doença. É importante que o município trabalhe junto à população ativamente para reduzir o impacto da esporotricose na saúde da população e dos animais.
por Janderye Macedo / PMP