Eclipse lunar total terá observação pública em João Pessoa e Taperoá, no Cariri da PB

Eclipse lunar visto de Maturéia, na Paraíba — Foto: Associação Paraibana de Astronomia (APA)/Divulgação

O primeiro eclipse total da lua, visível na Paraíba depois de 3 anos, está previsto para acontecer entre o fim da noite do próximo domingo (15) e a madrugada da segunda-feira (16). Desta vez, o fenômeno poderá ser observado por meio de telescópios em eventos públicos realizados na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, e em Taperoá, no Cariri.

O eclipse poderá ser observado de qualquer local do Brasil. A duração total do evento é de 5 horas e 19 minutos, iniciando ainda no domingo, às 22h32, e se estendendo até às 3h50 da madrugada de segunda.

O último eclipse lunar total observado da Paraíba aconteceu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2019. Depois disso, outros fenômenos foram visíveis no estado, mas nenhum deles chegou a um nível considerado de totalidade, que é quando a lua apresenta uma coloração avermelhada.

Programação de observações públicas em João Pessoa e Taperoá

 

Para que a população possa acompanhar o eclipse, a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes e a Associação Paraibana de Astronomia (APA) estão promovendo um evento público para observação através de telescópios.

O evento será realizado durante toda a noite, onde serão disponibilizados telescópios a partir das 22h do domingo. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Já no município de Taperoá, um evento semelhante ao de João Pessoa começa a partir das 22h, do domingo (15) e está previsto para acontecer na Praça da Sede da Filarmônica Municipal.

Lua deve ficar com coloração avermelhada

 

De acordo com a APA, o eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isso acontece sempre que o sol, a Terra e a lua se encontram alinhados, com a Terra entre os outros dois.

Eclipses totais da lua podem ocorrer anualmente ou até mais de uma vez ao ano. Mas como para observar um eclipse lunar é preciso estar no lado da Terra voltado para lua no momento do fenômeno, para determinados locais, pode ocorrer alguns períodos sem eclipses totais, como foi o período dos últimos 3 anos na Paraíba.

Por g1 PB