Paraíba

Diocese de Campina Grande lança a Campanha da Fraternidade

Com significativo número de clérigos e leigos presentes na paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB, a Diocese de Campina Grande, realizou o lançamento da Campanha da Fraternidade que este ano aborda a temática da fome pautada no lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, Mt 14, 16. O momento foi oportuno para se refletir essa problemática social.

O lançamento foi marcado pela palavra inicial do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em sua alocução advertiu acerca do protagonismo indispensável que a igreja precisar ter no enfrentamento deste problema.

“Se para a sociedade humana a fome é um escândalo, pois nega a existência, para nós cristãos é um grande contratestemunho. Lembremos de que nas primeiras comunidades cristãs, na Igreja menina, não havia necessitados entre eles, como relata os Atos dos Apóstolos”, disse.

Destacou também que a fome é uma causa da má distribuição dos alimentos, uma vez que o capitalismo feroz impõe muita desigualdade social.

“Faltam alimentos? Não! Temos em abundância, principalmente quando se trata do nosso país que é considerado o “celeiro do mundo”. Entretanto, um dos grandes problemas é que o feroz mercado financeiro considera os alimentos como mera mercadoria onde a “voz do lucro” fala mais alto enquanto milhares de pessoas gritam de fome. Temos alimento em abundância, repito, mas não chega na mesa de todos e uma boa parte é desperdiçada”.

Dom Dulcênio encerrou a sua fala lembrando que a quaresma é marcada por uma espiritualidade alicerçada em três pilares, e um deles é a caridade: “Eis, pois, meus irmãos, um tempo favorável para vivenciar a temática desta campanha. Na fé, façamos o jejum e pratiquemos a caridade. Entretanto, não nos contentemos com mero assistencialismo, lutemos, cada um dentro de suas possibilidades, por uma vida digna para todos os nossos irmãos. Assim, no final de nossas vidas, o Senhor poderá nos dizer: “Tive fome e me destes de comer”, findou.

Leia na íntegra a Alocução do bispo clicando aqui.

A equipe de Campanhas liderada pelo Padre Alexandre Moreira, apresentou ainda palestras concernentes ao tema da Campanha; o professor Arthur Rodrigues falou sobre alguns dados da fome no Brasil, a luz do texto base da Campanha da Fraternidade. Com o intuito de gerar uma reflexão sobre situações que muitas vezes passam despercebidas.

O Professor José Lucas por sua vez, fez uma análise do texto bíblico de Mateus 14, no qual está contido o relato da Multiplicação dos Pães, relato este que contém o Lema da CF “Daí-lhes…”. À luz da Bíblia, ele trouxe reflexões sobre a vivência espiritual da Quaresma, visando uma conversão não apenas individual, mas comunitária, eclesial e social.

O lançamento desta campanha da fraternidade ficou marcado por um gesto concreto, os fiéis que estiveram presentes, levaram um 1kg de alimento que será revertido para as famílias carentes assistidas pela Cáritas.

Sobre a Campanha, objetivos e resoluções

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 propõe despertar o espírito da caridade e do compromisso que deve estar presente em todos os que querem ser discípulos de Jesus. A temática da fome incentiva às comunidades a assumirem as suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil.

Também sugere que a Igreja Católica seja uma voz profética partindo da compreensão desta realidade da fome, e se torne um agente ativo com ações concretas que amenizem tal problema. Assim, a Igreja deseja junto a outras instituições, mobilizar a sociedade para gestos sólidos no tocante à política de alimentação, garantindo que todos tenham vida.

Por: Ascom
Fotos: Pe. Haroldo, Rafaela Almeida (Pascom do Ligeiro) e Rafael Augusto

Botão Voltar ao topo