Curimataú e SeridóDestaques

Deputado Buba reúne prefeitos, lideranças políticas, pesquisadores e representantes da educação na Reserva Ecológica Olho D´água das Onças

Nesta última quarta feira (28), Dia Nacional do Bioma Caatinga, o deputado estadual Buba Germano (PSB) reuniu na Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, situada no município de Picuí, Seridó paraibano, prefeitos e lideranças políticas da região, além de representantes da educação do Estado, e alunos da rede estadual de ensino.

Estiveram presentes os prefeitos Neto Nepomuceno (DEM), de Barra de Santa Rosa; Jarson Santos (Cidadania), de Nova Floresta e Aílton Gomes (PSB) de Nova Palmeira, além da diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Mônica Tejo, que trouxe consigo alguns pesquisadores; o diretor e o professor e pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Justino e dr. José Etham, respectivamente; o zootecnista Robson Ferreira; a professora e coordenadora do curso de agroecologia do Instituto Federal da Paraíba – Campus Picuí, Jeane Martins; o gerente da 4° Gerência Regional de Ensino (GRE), Maricléferson Gomes; o professor de biologia Wellington Freitas, a diretora Janaessi Santos e alunos da Escola Estadual Severino Gregório Dantas de Santa Luzia do Seridó, distrito de Picuí.
Na oportunidade, o socialista promoveu debates sobre proteção e educação ambiental juntamente com todos os participantes que se fizeram presentes seguindo todas as recomendações de proteção contra a Covid-19, desde o distanciamento social, uso de máscaras de proteção e ações de higiene. Buba aproveitou o momento para discutir assuntos voltados às ações da Reserva, bem como sobre o livro do Diagnóstico Socioeconômico da 4ª Região Administrativa, o qual recentemente foi publicado pelo seu gabinete.
Durante o debates, a Reserva Ecológica foi presenteada com um livro de espécies da flora do Bioma Caatinga e uma réplica da Flor de Quipá pela diretora do INSA, Mônica Tejo, a qual na oportunidade falou sobre a importância do projeto da Reserva para o desenvolvimento regional, que representa também uma das metas do INSA.
Já o professor e pesquisar da UEPB, José Etham, falou sobre importância de tornar a Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, que inclusive já é reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPM), para garantir sua preservação por meio de ações sustentáveis.
Entre tantos assuntos importantes que envolvem a educação e que foram tratados durante as discussões, a professora do IFPB, Jeane Martins, e o gerente da 4° GRE, Maricleferson Gomes, destacaram a importância de agregar instituições de ensino da região, bem como as comunidades rurais ao projeto que está sendo desenvolvido na Reserva.
Portal Picuí Hoje
Botão Voltar ao topo