Curta-metragem resgata a história da centenária Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo, em Picuí-PB

A cidade de Picuí-PB acaba de ganhar um importante registro audiovisual de sua memória cultural. Trata-se do curta-metragem Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo – Mais de um centenário de história, que resgata a trajetória da banda filarmônica mais antiga do município e uma das mais tradicionais da região.
Com depoimentos de músicos de diferentes gerações, imagens históricas e registros atuais, o documentário valoriza o legado da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo como patrimônio cultural e imaterial do povo picuiense. O curta foi produzido com recursos de incentivo à cultura (Lei Paulo Gustavo).
As gravações incluíram registros realizados durante a tradicional Festa de São Sebastião, além de entrevistas que revelam memórias, afetos e a continuidade de uma tradição centenária.
“O documentário é uma homenagem a todos que mantêm viva a história da filarmônica, seja tocando, apoiando ou simplesmente admirando sua presença nas ruas e nos corações da cidade”, destaca a Emerson, Presidente da Filarmônica e idealizador do projeto.
A obra foi publicada nos perfis da Filarmônica e será disponibilizada em plataformas digitais, ampliando o acesso ao conteúdo por parte da população e de interessados em cultura popular, história local e música instrumental.
Idealizador do Projeto: Emerson Medeiros (Messinho Sax), Entrevistados: José Ednaldo (Naldinho), Joadson Kleber (Minininho), Maurício Amorim (Peipí), Emerson Medeiros (Messinho Sax), Direção de fotografia: Lucivan Lucas, Darley Matias, Imagens aéreas: Tales Macedo, Equipe de Apoio: Mateus Fernandes Wylisanio de Araújo, Arlean Henriques, Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Prefeitura Municipal de Picuí-PB.
Assista, compartilhe e ajude a manter viva a história da nossa Filarmônica!
🎺 Viva a cultura de Picuí!
Assista o documentário:
A Diretoria