Campus Picuí vai ganhar ginásio poliesportivo e área para pesquisa em agroecologia

O Campus Picuí do IFPB será beneficiado com um equipamento bastante aguardado pela comunidade acadêmica: um ginásio poliesportivo. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (21) pelo reitor Nicácio Lopes durante visita à unidade. O gestor estava acompanhado pelo diretor do campus, Luciano Pacelli, diretor de Administração, Everton Pontes, deputado federal Gervásio Maia Filho e pelo deputado estadual Buba Germano, ambos do PSB.

A construção do novo equipamento esportivo do Campus Picuí será possível através de emenda de bancada do deputado Gervásio Maia Filho. A expectativa é de que o valor seja acima de 1 milhão de reais. O parlamentar enalteceu o trabalho do reitor do IFPB e disse que investir na educação é estar no caminho certo. ”Quero agradecer ao reitor Nicácio pela dedicação e pelo trabalho realizado em todos os campi no estado, isso nos estimula a alocar recursos para a educação. A vinda aqui hoje foi uma solicitação do deputado Buba Germano e eu não podia deixar de atender uma reivindicação tão merecida”.

O diretor do campus Picuí, Luciano Pacelli, considera bastante positiva a aproximação da reitoria junto à bancada paraibana no congresso.” Isso aproxima a nossa instituição do poder público, a reitoria não tem condições de arcar com recursos próprios para a obra do ginásio em virtude dos cortes orçamentários do governo federal que reduziram nossos investimentos. Os recursos de emendas são valiosos para dar andamento as nossas obras estruturantes” disse.

Durante a visita o reitor Nicácio Lopes recebeu outras duas boas notícias: a doação pela família do deputado Buba Germano ao IFPB de um terreno de 15ha na reserva ecológica Olho D´água das Onças, no município de Picuí. Será uma área experimental onde alunos e professores vão poder desenvolver pesquisas em agroecologia. O deputado também destinou uma emenda impositiva no valor de 180 mil reais para a coordenação do Curso de Agroecologia, um investimento para capacitação na área de educação ambiental. “A sede do campus Picuí foi criada quando eu era prefeito a partir de uma doação que fizemos, percebo as transformações que esse campus promoveu aqui na região. Como ex-pesquisador da Embrapa sei da importância do curso de Agroecologia. Estou articulando com o governador João Azevedo uma proposta para criar aqui um centro de desenvolvimento regional” disse.

O reitor Nicácio Lopes agradeceu aos parlamentares. “O deputado Buba Germano é um homem público de muita sensibilidade, o IFPB recebe com alegria as contribuições e enaltece a iniciativa desse defensor da ciência, um pesquisador com perfil acadêmico. Quanto ao deputado federal Gervásio Maia Filho só tenho a agradecer essa demonstração de pensamento no interesse público, a construção do ginásio era um sonho antigo da comunidade de Picuí”.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM