Curimataú e SeridóDestaques

Campus Picuí: Estudante do IFPB conquista bolsa e discute em Boston (EUA) questões de relevância global

Jovem do Campus Picuí atuou como uma espécie de diplomata em conferência em Harvard.

Uma estudante do Campus Picuí do IFPB vem revelando uma habilidade bastante valorizada atualmente, a liderança. A jovem de 16 anos ganhou uma premiação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pôde discutir com representantes de outros países soluções para problemas globais.

Eloá Souto (foto) mora em Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, e faz o último ano do Curso de Edificações no Campus Picuí. A estudante, filha de uma professora e de um agente de serviços gerais, conta que os pais sempre a incentivaram nos estudos ”Eles me ensinam muito sobre a vida, e principalmente a ter coragem”.

A oportunidade no exterior veio através de uma bolsa de monitoria oferecida pelo Instituto Diplomun, uma instituição que proporciona eventos acadêmicos que simulam as discussões e negociações da Organização das Nações Unidas. Nestas simulações, conhecidas como Model United Nations (MUN), os estudantes atuam como “delegados de seus países” debatendo questões de relevância global.

Eloá foi a única paraibana a conquistar em 2023 a bolsa do Instituto Diplomun que a contemplou com uma monitoria on-line onde aprendeu noções de Geopolítica, Ciências e História. A jovem concorreu a bolsa com outros 1.200 estudantes do Brasil. No processo de seleção a estudante precisou escrever redações com temas sobre questões sociais, além de comprovar experiência em atividades extracurriculares e ser fluente em inglês (capacidade que aprendeu sozinha assistindo a séries de TV). Em janeiro de 2024 a estudante viajou para Boston, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

A Conferência

A Harvard Model United Nations é considerada a maior simulação da ONU no mundo para estudantes de Ensino Médio e (9º ano do Fundamental). No encontro com jovens de várias partes do mundo Eloá discutiu soluções para resolver problemas mundiais. “Nós nos engajamos em questões ligadas à autoidentificação dos povos, a soberania e religião. Foram 10 dias em Boston, uma experiência inesquecível, onde recebi a segunda maior premiação da conferência como líder de bloco” revela a jovem que pretende fazer Ciências Políticas e entrar no ramo da diplomacia.

As inscrições para a Bolsa Diplomun de 2024 estão abertas até o dia 15 de abril.  Confira neste link.

* Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

Botão Voltar ao topo