O raio que atingiu uma casa no bairro da Roseira, em Itapororoca, no Vale do Mamanguape, nesta terça-feira (9), deixou estragos que incluem eletrodomésticos quebrados, instalações danificadas e ferimentos em um morador, um homem de 49 anos.
José Florentino, que ficou com hematomas na cabeça causados pelo gesso que caiu do teto e escoriações nas costas, provocados pelos estilhaços de vidro da janela, já foi liberado do Hospital de Itapororoca, para onde foi encaminhado. Porém, vai passar ainda por exames de audição para verificar se ocorreu alguma perda após o estrondo do trovão, já que desde o incidente se encontra com dificuldades para ouvir.
“Eu estava em casa sozinho assistindo a TV aqui na sala, sentado a uns quatro metros dela. Quando vi, ela estourou, foi arremessada para o outro lado da sala, e o teto caiu em cima da minha cabeça. Aí eu não vi mais nada, só vi quando eu saí. Fui na vizinha, pegar um pano para estancar o sangue. Quando voltei foi que vi toda a destruição”, disse José Florentino, que mora na casa com sua esposa e dois filhos.
A família teve que dormir na residência de familiares na última noite, devido aos danos causados à infraestrutura da casa, que está sem energia e com parte do teto da sala desabado. “O fogão também chegou a explodir. Se tivesse alguma coisa ligada, o estrago teria sido ainda maior”, disse a moradora Adnilza Sifrônio.
A suspeita é que uma antena de TV tenha atraído o raio. Chovia bastante no momento do ocorrido.
O meteorologista Flaviano Fernandes afirmou à TV Cabo Branco que a região entre o litoral da Paraíba e o Vale do Mamanguape está registrando a formação de nuvens que costumam estar associadas a tempestades por conta do aquecimento das águas do oceano, o que contribui para a ocorrência de raios e trovões.
Por g1 PB