Anitta no Coachella: cantora dá destaque inédito ao pop brasileiro no maior festival do mundo

Reprodução do Instagram

O Brasil nunca teve tanto destaque no Coachella, principal festival de música pop do mundo, como em 2022. A prova disso está no cartaz do evento.

Anitta, Pabllo Vittar e a DJ Anna vão cantar no festival nos EUA, em abril. As atrações principais, no topo da lista, são Harry Styles, Kanye West e Billie Eilish.

Antes das cantoras, o maior destaque que o pop brasileiro havia tido em um cartaz de Coachella era uma sexta linha no pôster. Isso aconteceu três vezes: com o trio paranaense Bonde do Rolê, o grupo paulistano Cansei de Ser Sexy e o cantor-ator Seu Jorge.

Neste ano, Anitta aparece na segunda linha e Pabllo, na quarta. O festival também já teve outros brasileiros como Emicida, Céu, Boogarins, The Twelves, Gui Boratto, Amon Tobin e Anna. Das vinte edições anteriores, metade teve brasileiro.

Elas já estavam na escalação do evento em 2020, que foi cancelado por causa da pandemia – assim como o de 2021. Na escalação de 2022, Anitta até subiu uma linha, da terceira para a segunda.

Em 2020, o podcast g1 ouviu explicou a importância do Coachella, relembrou a presença de brasileiros e mostrou por que a presença de Anitta é nosso auge na Califórnia:

O chefão do Coachella, o empresário e produtor Paul Tollett, disse para a revista “New Yorker” que a escolha dos artistas é como se fosse uma aposta, um investimento em ações. E o mercado hoje é muito mais rápido.

Ele faz uma oferta para uma banda uns meses antes e quando chega a hora do festival o mundo está completamente diferente. Foi assim, por exemplo, com Amy Winehouse na edição de 2007. Ela foi contratada como uma aposta de penúltima linha de cartaz e cantou no Coachella como uma popstar.

A teoria de Tollet sobre o fim da fronteira entre alternativo e pop se encaixa bem na história da Pabllo. Ela virou estrela sem gravadora e com um esquema seria chamado de indie em outros tempos. O produtor da cantora é Rodrigo Gorky, ex-membro do já citado Bonde do Rolê.

Programação completa do festival Coachella 2022 — Foto: Divulgação

Por Braulio Lorentz e Rodrigo Ortega, g1