Aedes Aegypti: Último levantamento aponta alta de infestação predial
O índice subiu de 13,3% para 16,9%. Bairro Monte Santo é onde mais se concentram criadouros do mosquito.
Dados divulgados durante a exibição do jornal municipal na manhã desta terça-feira (23), mostram uma alta no segundo Levantamento do Índice Rápido Amostral (LIRA) em 2024. Ainda de acordo com as informações, o bairro monte santo é onde estão os maiores índices de criadouros do mosquito Aedes Aegypti (38,4%). Já o bairro em que não houve registro foi o Cenecista.
Os bairros com menores índices são o Pedro Tomaz (2,8%), São José (5,5%) e JK (5,5%). O bairro Limeira, maior comunidade da cidade, está como índice de infestação predial em 23,7%, porém com menor registro que a comunidade vizinha, o Francisco de Adauto (26,6%), seguido pelo Pedro Salustino (24%). O centro da cidade está com índice de 19%.
A campanha em combate às doenças sazonais continua em todo município e distritos de Santa Luzia e Serra dos Brandões com objetivo de conscientizar a população quanto ao risco de um surto causado pelo mosquito Aedes Aegypti.
Combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti é fundamental para prevenir a propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Alguns cuidados importantes que você pode tomar consiste em eliminar água parada, limpeza de terrenos baldios, uso telas e mosquiteiros, evitar o acúmulo de lixo e o cuidado com objetos descartáveis.
A prevenção é responsabilidade de todos. Ao adotar esses cuidados, cada um estará contribuindo para a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a proteção da saúde da sua família e da comunidade em geral.
por Janderye Macedo