
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, ampliou a rota de coleta do leite humano por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito, que retomou as atividades nesta terça-feira (12). A iniciativa tem como objetivo ampliar a captação do leite materno para atender bebês prematuros e recém-nascidos internados em unidades neonatais.
De acordo com a diretora-geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro, a ação tem impacto direto na agilidade do atendimento às doadoras e na capilaridade da coleta. “O projeto vem de uma concepção nacional da ajuda do Corpo de Bombeiros em diversos estados na causa da doação do leite materno. E hoje, estamos reativando essa parceria aqui na Paraíba; a equipe dos bombeiros já passou por capacitação no Banco de Leite, onde aprendeu sobre critérios de coleta, conservação e segurança do leite. Com as viaturas circulando, vamos conseguir atender mais mulheres, com mais rapidez e em distâncias maiores. Uma mãe que antes aguardaria uma semana para receber a visita, agora poderá ser atendida em três ou cinco dias”, destacou.
A parceria com os bombeiros permitirá ampliar também as coletas nos municípios do interior do estado, como Cajazeiras, Patos, Guarabira e Sousa, permitindo que as equipes de saúde, que já atuam nessas localidades, possam focar na assistência direta às mães, incluindo visitas puerperais e apoio à amamentação.
Na Paraíba, o projeto teve início em 2008 e funcionou até 2011. Neste mês, como parte da programação voltada à campanha Agosto Dourado, está sendo retomado, operando com duas viaturas do Corpo de Bombeiros que atuam na coleta domiciliar de leite doado, em parceria com o Banco de Leite Humano Anita Cabral.
Para a coordenadora do projeto no Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Sandra, a parceria reforça o papel social da corporação. “Essa integração com outras instituições faz parte da gestão pública e dos nossos projetos sociais. O lema do Bombeiro é ‘Vidas alheias e riquezas salvar’, e com essa ação estamos contribuindo para que bebês com baixo peso e recém-nascidos recebam o leite que precisam para ter uma sobrevida melhor. O Corpo de Bombeiros já desenvolve diversos projetos sociais, e este é mais um exemplo do nosso trabalho em parceria com instituições de saúde”, afirmou.
O Bombeiro Amigo do Peito foi relançado oficialmente durante a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, em maio, com a assinatura do termo de parceria no Seminário estadual de proteção à amamentação e redução da mortalidade noenatal precoce na Paraíba, e agora inicia de fato sua rota de coletas.
SecomPB