Nova pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (24) mostra que 40% dos eleitores se dizem petistas e 34% bolsonaristas. O percentual de quem se declara petista oscilou para cima, no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, realizada em julho, eles eram 39%.
Entre os que se declaram bolsonaristas, o percentual oscilou para baixo, também dentro da margem. Na última pesquisa, eles eram 37%.
Em julho, os dois grupos estavam tecnicamente empatados. Agora, a diferença entre eles deixou de caracterizar um empate, e os petistas retomaram a condição de maioria.
O levantamento foi realizado após a prisão e a condenação de Bolsonaro, em 11 de setembro, por tentativa de golpe de Estado.
O levantamento do Datafolha foi realizado de 2 a 4 de dezembro, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha perguntou: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”.
Band/Uol