Header Ads

Psicóloga Íris fala sobre a importância da saúde mental na pandemia.

 

Íris Psicóloga

Sabemos que há um ano sofremos com a pandemia de COVID 19. Hoje já é de nosso conhecimento a solução para conter os avanços: a vacina. O que ainda não sabemos ao certo é até quando durarão os efeitos desta pandemia na saúde mental das pessoas. 

Um estudo realizado por Schimidt et. al. (2020), aponta que os impactos psicológicos na população estão ligados a rápida disseminação do vírus, incertezas sobre como controlar a doença, imprevisibilidade acerca da duração da pandemia, seriedade da doença, difusão de notícias falsas acerca da disseminação e prevenção bem como a dificuldade de seguir as orientações dos órgãos competentes. 

Neste mesmo artigo, Schimidt et. al., citando Li et. al. (2020), fala que as pessoas com sintomas de COVID 19 podem apresentar sintomas obsessivos compulsivos.

 Em uma pesquisa realizada na China, Wang et. al. (2020, apud Schimidt et. al., 2020) revelou sintomas moderados a severos numa pesquisa entre 1.210 pessoas, sendo entre elas: 28,8% dos entrevistados apresentaram sintomas de ansiedade; 16,5% de depressão; 8,1% de estresse. 

Diante deste cenário caótico que estamos passando, é necessário cuidado com a saúde, mantendo o distanciamento social, lavando sempre as mãos e usando máscara. 

É necessário também cuidarmos da nossa saúde mental. Algumas dicas são: cuidado com informações excessivas acerca dos danos, bem como o cuidado com as informações falsas que podem vir a circular; manter sua rede de apoio, mesmo que remotamente, utilizando-se das tecnologias para encurtar distâncias; manter práticas de autocuidado. 

Além de tudo isso, quando necessário, não hesite em procurar um profissional, pois é natural que, algumas vezes, não seja possível lidar com estes sofrimentos sozinha/ sozinho. 

Schmidt, B., Crepaldi, M., Bolze, S., Neiva-Silva, L., Demenech, L.. (2020). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). 10.1590/SciELOPreprints.58.


Íris Psicóloga - agende sua consulta (83)9 9665-2155.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.