Header Ads

CG divulga retomada econômica prevendo liberação total em julho

Comércio de Campina Grande (Foto: Divulgação/ CDL)
A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) anunciou, na tarde desta sexta-feira (12), um novo plano de retomada gradual das atividades econômicas na cidade. De acordo com o prefeito Romero Rodrigues (PSD), o retorno do comércio e demais serviços será dividido em três etapas, seguindo as exigências e recomendações dos órgãos de saúde. A última etapa, prevista para o mês de julho, prevê a liberação de eventos com aglomerações limitadas a 50% da capacidade dos locais.


Inscreva-se em nosso canal do Youtube: Clique aqui!



Primeira etapa

Romero informou que a primeira etapa, prevista para iniciar nesta segunda (15), terá a reabertura de parte do comércio, com a liberação das lojas de varejo com área inferior a 200 metros quadrados, com horários reduzidos e seguindo todas as recomendações. Os shoppings e galerias só poderão funcionar por meio de drive-thru e as atividades religiosas, apesar de constarem na primeira etapa da retomada, só poderão funcionar a partir do dia 20 de junho, com apenas 20% da capacidade.
Integram também essa fase os salões de beleza e as barbearias.
As lojas da rua João Pessoa e adjacentes funcionarão das 8h às 17h. Já das 9h às 18h haverá o funcionamento das lojas de ruas centrais como Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Cardoso Vieira e ruas adjacentes, evitando-se coincidência de horários. O objetivo é controlar melhor o sistema de transporte público.

Segunda etapa

Na segunda etapa da abertura gradual das atividades econômicas, que acontece a partir do dia 29 de junho, será liberado o funcionamento dos shoppings e galerias, com exceção para aquelas atividades que promovam aglomerações, como cinemas, auditórios e espaços de jogos. As lojas com área superior a 200 m² também estão liberadas.
Os bares e restaurantes também entram na lista das atividades liberadas na segunda etapa, entretanto, terão que priorizar as áreas ao ar livre e só poderão funcionar com até 50% da capacidade normal.
As academias de malhação e as atividades físicas ao ar livre, nos parques e praças, também estão liberados, mas seguindo todos os protocolos de saúde, tanto por parte dos esportistas, como também pelos empresários.

Terceira etapa

Na terceira e última etapa, que acontece a partir do dia 13 de julho, o prefeito Romero Rodrigues informou que será o momento de abrir todas as atividades, incluindo teatros, cinemas, casas de shows etc. Além do retorno das aulas presenciais nas entidades públicas e privadas de ensino.
Serão liberados os eventos, desde que aconteçam com apenas 50% da capacidade. As igrejas também poderão aumentar a capacidade para 40%.

Casos aumentam em CG

Apesar do retorno gradual das atividades econômicas estar marcado para acontecer nesta segunda-feira (15), a quantidade de contaminados com a Covid-19 em Campina Grande só aumenta. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nessa quinta-feira (11), a Rainha da Borborema já contava com 3.504 contaminados, além de 66 óbitos e mais 1.318 casos suspeitos da doença.

Outro fato preocupante é sobre a rapidez no aumento de confirmações na cidade. Em apenas uma semana (do dia 04/06 ao dia 11/06), Campina saltou de 2.006 confirmações  para 3.504, um aumento de 74,7 % em apenas 7 dias.
Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.