Header Ads

João Azevêdo visita Sala de Monitoramento e acompanha trabalho das Secretarias voltado ao enfrentamento do coronavírus

Foto: Francisco França
governador João Azevêdo visitou, nesta segunda-feira (13), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a Sala de Monitoramento que reúne diversas Secretarias do governo, responsáveis pelo direcionamento de ações voltadas ao enfrentamento do coronavírus na Paraíba. O grupo é coordenado pela Secretaria de Saúde e atua em conjunto há um mês, quando foi decretada situação de emergência em saúde pública no Estado devido à Covid-19 e criado o Comitê de Gestão de Crise.

No local, é possível acompanhar, em tempo real, os casos confirmados de coronavírus no Estado, o comportamento dos municípios em relação ao isolamento social, bem como o andamento das ações sociais e econômicas adotadas pelo Governo durante a pandemia.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que o trabalho desenvolvido pelo Comitê permite a centralização de informações a respeito do coronavírus na Paraíba. “Isso torna mais ágil o processo de agilização de medidas preventivas e de direcionamento, de acordo com a demanda dos casos de coronavírus no Estado, pois temos um monitoramento dos locais de maior incidência e do comportamento da curva exponencial, mostrando que o isolamento social tem contribuído para esse achatamento”, declarou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que os dados disponibilizados na Sala de Monitoramento orientam a atuação da Polícia. “Nós conseguimos obter as informações em tempo real e de forma mais curta. O gabinete estando reunido fisicamente melhora a velocidade das tomadas de decisões, o que é muito importante nesse momento em que os técnicos de cada Secretaria envolvida fazem esse monitoramento, graças a uma comunicação acessível, permitindo que a gente possa decidir e agir rapidamente, dando cumprimento aos decretos editados pelo Governo”, falou.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano também participa do Comitê e tem dado cumprimento a todas as ações sociais anunciadas pelo governador João Azevêdo e mantido contato constante com as Instituições de Longa Permanência. “Nós estamos em um processo de monitoramento em relação às instituições de Longa Permanência que abrigam o principal grupo de risco dessa pandemia, que são as pessoas idosas, no sentido de que as visitas continuem restritas e de que qualquer caso de gripe, resfriado, que se assemelha aos sintomas da Covid-19, possa ser notificado imediatamente à Secretaria para que a gente possa tomar as providências. Além disso, estamos atualizando em tempo real as ações sociais que o governo vem tomando nesse período emergencial que estamos vivendo, a exemplo da compra e entrega de cestas básicas e kits de higiene, de produtos da agricultura familiar, de repasses para os municípios por meio do Cofinanciamento Estadual e de aumento das refeições populares, dentre outras ações que estão sendo executadas”, frisou o secretário Tibério Limeira.

Já o secretário executivo da Fazenda, Bruno Frade, explicou que a Pasta tem contribuído para assegurar a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de máquinas essenciais para o atendimento na rede hospitalar. “Nós estamos colaborando com a Secretaria de Saúde no que diz respeito aos fornecedores dos EPIs, aparelhos e equipamentos e essa Sala abrevia a distância entre as Secretarias, com o objetivo de dar maior celeridade à aquisição de materiais. A Secretaria da Fazenda detém um vasto e rico banco de dados de todos os fornecedores e de operações comerciais, contribuindo na resposta mais rápida à sociedade no que diz respeito à aquisição de insumos”, explicou.


Também integram o Comitê de Gestão de Crise, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Secretaria da Comunicação Institucional,a Agevisa e a Codata.

Ascom


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.