Header Ads

Famup e Governo do Estado reúnem gestores para lançamento do selo “Prefeitura Parceira da Mulher”

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com a Secretaria da Mulher (Semdh) e com a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), lançam nesta segunda-feira (25), às 9h, no hotel Nord Luxxor Tambaú, em João Pessoa, o selo “Prefeitura Parceira da Mulher”. Na ocasião, também será instalado o Movimento de Mulheres Municipalistas, formado por prefeitas paraibanas.

O objetivo do selo “Prefeitura Parceira da Mulher” é de estimular prefeitas e prefeitos a adotarem medidas efetivas para instalar ações, programas e políticas de direitos das mulheres. A pontuação será definida por meio do regulamento e a comissão de avaliação será instalada na primeira semana de abril. No mesmo local, a Famup também estará promovendo o curso de Qualificação para servidores que atuam na Assistência Social dos municípios, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Para o presidente da Famup, George Coelho, será um momento importante para a abertura implementação de políticas públicas estruturadas e sustentáveis. “Vamos realizar o lançamento do selo, que que será um importante instrumento de estímulo para avançarmos efetivamente na luta pela igualdade de gênero, e a instalação do Movimento de Mulheres Municipalistas como forma de demonstrar o compromisso da Famup com os temas de interesse das mulheres. Precisamos fortalecer esse Movimento para que tenhamos no futuro ainda mais gestoras à frente dos municípios”, defendeu.

Segundo a secretária Executiva da Semdh, Lídia Moura, a construção de parcerias é fundamental para construção de intervenções e enfrentamento à violência com a motivação de mudar a vida das mulheres com políticas efetivas. “Agradecemos a Famup e a Sedam pela parceria, pois juntando forças vamos mais longe”, disse Moura.

A prefeita do município de Monteiro, Anna Lorena, destacou a importância do evento e disse acreditar que as mulheres ainda se sentem tímidas com questões relacionadas à política, mas, revelou que na sua cidade está conseguindo mudar os pensamentos das mulheres. “Eu sou a terceira prefeita do município, que desde que escolheu a primeira mulher, o povo nos outorgou esta missão por prova de competência em outras funções públicas desempenhadas anteriormente com responsabilidade e também carinho, dedicação e respeito. Para a prefeita, é preciso levar esse entendimento também para outros municípios da Paraíba.

Para a prefeita de São Vicente do Seridó, Graciete Dantas, a competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje a mulher está presente em tudo, e sua presença se multiplica em cada sonho realizado. Por isso, destacamos a nossa luta em defesa do municipalismo e da melhoria de vida da população. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, parabenizo as mulheres, por serem símbolo de amor, fraternidade e fortaleza”, destacou.

Sobre o selo - As ações que ocorrerão neste ano devem ser preenchidas e enviadas por meio de inscrições que serão abertas em dezembro. A premiação ocorrerá sempre em março do ano subsequente e os critérios seguirão algumas propostas de compromissos, como, entre outras, inserir projeto de doulas na Atenção Básica, realizar a capacitação de agentes comunitários para o enfrentamento à violência doméstica e morte materna, definir cota mínima de 50% de mulheres nos cargos de primeiro escalão nas gestões, criar órgãos de políticas pra mulheres, realizar feiras e espaços de comercialização para mulheres produtoras e artesãs, criar casa de passagem para acolhimento temporário de mulheres em situação de violência.


Assessoria


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.