Header Ads

Brasão do Brasil Império é encontrado em arquivo histórico da Câmara de João Pessoa

Brasão do Brasil Império é encontrado em documentos históricos da Câmara de João Pessoa — Foto: CMJP/Divulgação
Um brasão do Brasil Império foi encontrado, nesta sexta-feira (9), durante o processo de higienização de documentos históricos encontrados na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Foram encontrados textos de 1814.
Enquanto os documentos eram higienizados, foi possível transcrever algumas partes deles, com a ajuda de um paleógrafo. Foi achada também a marca de um sinete do Governo Imperial, usado para selar ou autenticar correspondências. Comparado aos dias de hoje, um sinete é utilizado normalmente para selar convites de casamento.
“É como se fosse um carimbo sem tinta. O brasão tem um apelo estético e histórico interessantíssimo. Encontramos em uma correspondência vindo do gabinete imperial do Rio de Janeiro em que ordenava a substituição de um vereador e um procurador que não podiam ser eleitos”, explicou Ângelo Pessoa.
A professora de conservação e restauração dos cursos de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Danielle Alves, ministrou uma oficina de atualização para os funcionários de arquivologia do local que devem cuidar do material.

G1 PB



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.