Header Ads

Sertão paraibano sedia Encontro de Astrofotografia neste fim de semana

Céu escuro do Sertão favorece registros fotográficos (Foto: Divulgação/Marcelo Zurita)
O município de Matureia, no Sertão, sedia, no próximo fim de semana, o 6º Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA). O evento vai reunir astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto. O grupo irá contemplar e fotografar o céu em local escuro, afastado das luzes da cidade, o que favorece as condições para a atividade. A ideia é que os participantes troquem informações sobre técnicas e incentivem mais pessoas a praticarem astrografia.

O local escolhido para a realização do encontro foi o Casarão do Jabre, na zona rural de Maturéia. Segundo a organização do evento, o lugar reúne as melhores condições climáticas para a observação. A distância dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre garantem não só energia para os equipamentos, quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente aconchegante e acolhedor.
As inscrições para o EPA já se esgotaram, mas quem quiser pode visitar a cidade na noite do sábado (8) para acompanhar a observação pública na praça. No Casarão do Jabre, nessa mesma noite, haverão atrações culturais no salão principal, enquanto os participantes do evento realizam suas sessões de astrofotografia. Na praça, também será inaugurado, por ocasião do evento, um relógio solar, presente da Associação Paraibana de Astronomia ao município de Matureia.
Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores.
Atualmente, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.
Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.