Header Ads

Mais de 123 mil eleitores têm títulos cancelados na Paraíba

Eleitores que tiveram o título cancelado não vao poder votar nas Eleições 2018 — Foto: Magda Oliveira/G1/Arquivo
Ao todo, 123.885 eleitores da Paraíba tiveram os títulos cancelados para as Eleições 2018, por não realizarem o cadastro biométrico, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TSE, mais de 3 milhões de brasileiros não vão poder votar nas eleições deste ano.
Os dados apontam que os municípios paraibanos que mais perderam eleitores foram Cajazeiras, com 790, no Sertão do estado, e Conde, com 631 cancelamentos, situado no Litoral Sul.
Aqueles que não votaram em três eleições consecutivas, não apresentaram justificativa de ausência e não pagaram a multa pela irregularidade também estão impedidos de votar.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do nome e data de nascimento da pessoa ou do número do título.
Conforme informado pelo Tribunal, qualquer atualização nos dados dos eleitores só poderá ser feita quando o atendimento for reiniciado e o cadastro for reaberto nas unidades da Justiça Eleitoral, no dia 5 de novembro.
O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

G1 PB


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.