Header Ads

Crédito suplementar de 14% é aprovado com voto de vereador de oposição em Picuí

Almir Dantas Fernandes (DEM) - Foto reprodução do Facebook
A Câmara Municipal de Picuí aprovou, na noite desta segunda, (27), o projeto de Lei de autoria do poder executivo municipal que permite a abertura de credito suplementar de 14% no orçamento em exercício do Governo Municipal.

 A proposta era a principal pauta debatida na casa legislativa dos últimos encontros do legislativo mirim. Oposição e situação divergiam sobre a necessidade da suplementação: situação solicitando a aprovação completa dos 14% e a oposição, por sua vez, disposta a liberar 6% de crédito para a gestão municipal.

Sem comunicação previa ao grupo de oposição e ao grupo de situação, o vereador Almir Dantas Fernandes (DEM), votou pela aprovação do credito suplementar em 14%, atendendo a proposta feita pela gestão municipal.

Essa questão da suplementação orçamentária, como todo mundo sabe, é um remanejo de verbas de uma conta onde o recurso não foi totalmente utilizado para outra conta onde falta recursos. [...] Nas gestões passadas, essa mesma câmara, inclusive com vereadores que estão aqui, aprovaram uma suplementação orçamentária. Em 2013, foi de 40%. Em 2014, de 40%. Em 2015, 40% e em 2016, 50%. Porque não aprovar a suplementação para 14%?

 O vereador continuou argumentando que um dos seus primeiros requerimentos na Câmara Municipal tinha sido para a pavimentação de algumas ruas da cidade e que seu pedido tinha sido atendido, mesmo diante a crise financeira enfrentada pelo município, segundo o grupo de situação.

 Os primeiros requerimentos que eu fiz, estão saindo do papel. Então, porque eu não posso dar um voto de confiança ao prefeito?”

 Ao fim da sua fala, o vereador destacou que por sua parte o município não seria prejudicado e pediu votos aos colegas de bancada. Com o voto do vereador Almir, o projeto foi aprovado por seis votos a quatro, sendo liberado o crédito suplementar.

blog andersoneliziario.com, procurou o prefeito Olivanio Remígio (PT), para questioná-lo a respeito da matéria em pauta e do posicionamento do parlamentar. Olivanio falou estar surpreso com o voto do vereador, e que irá “correr contra o tempo” para a publicação da lei.

Ainda não falei com o vereador, fiquei surpreso, não esperava que ele declinasse seu apoio. Esse apoio veio em um momento crucial. Não tínhamos mais crédito no orçamento para algumas áreas estratégicas, a exemplo da folha de pessoal que já era pra ter sido paga. Vamos correr contra o tempo para poder publicar a lei, bem como a suplementação. Acredito que o vereador fará parte da base a partir de agora” Declarou Olivânio Remígio. 

Adesão

Questionado se com a aprovação da suplementação estaria aderiando ao projeto de lei ou ao projeto administrativo do prefeito Olivanio, o vereador Almir falou que, por enquanto, ao projeto de Lei.

Por enquanto, ao projeto de lei. Não sei como o meu bloco vai aceitar essa situação. Vai digerir. Apenas fiz o que achei certo”.

Almir falou que não conversou com o prefeito sobre a matéria ou com algum integrante da base do governo. E que a tendência era que a oposição aprovasse o crédito de 6% para administração municipal.

 “Em nenhum momento conversamos, ou tivemos algum contato. A oposição iria aprovar. Mas, só os 6% como se pronunciaram em suas falas. Ou seja, os demais vereadores da oposição queriam aprovar os 6% para o Prefeito. Mas, eu resolvi aprovar os 14% devido, exatamente, em algumas gestões anteriores, a aprovação ter chegado até 50%.Não vejo o porquê não aprovar os 14% que o Prefeito pediu

 Quando perguntado se descartaria uma adesão a base do prefeito Olivânio, Almir falou que o “futuro à Deus pertence”.

 Só precisamos tomar boas decisões e acreditar no que acreditamos. Quando entrei na política não foi pensando em mim, e sim em todas às pessoas que estão a minha volta, já que além de vereador, sou agente de combate a endemias. Tenho um enorme carinho e contato com a População todos os dias. Em relação à política, Só a Deus pertence o nosso futuro. Mas, temos que buscar sempre melhorias para o nosso povo, independente de lado.

Por Anderson Eliziario


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.