Header Ads

Dia D quer vacinar mais de 741 mil animais contra a raiva em toda Paraíba

Dia D quer vacinar 741 mil animais contra a raiva em toda Paraíba (Foto: Stephanie Fonseca/G1)
O dia D contra vacinação animal acontece neste sábado (21) em toda a Paraíba. A meta é imunizar 714.284 mil animais. A vacina será oferecida gratuitamente em postos de atendimento em todos os municípios do estado das 8h às 17h. Depois do Dia D, as vacinas continuam sendo oferecidas durante 30 dias nos municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estima que 522.373 cães e 191.911 gatos com pelo menos três meses de vida devem ser vacinados neste primeiro momento. Em todas as vacinas serão utilizadas seringas descartáveis.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem através de mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos. A doença afeta o sistema nervoso central, levando à morte em pouco tempo e a única forma de evitar é a vacinação dos animais.
Os dois últimos casos de raiva humana registrados na Paraíba são de 1999, sendo um em Queimadas e e outro em João Pessoa, enquanto os últimos dois casos em animais são de 2016, registrados em Pedro Régis e Pilões.

G1 PB


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.