Header Ads

A um mês do fim do prazo, Paraíba faz cadastro biométrico em 75% dos eleitores


A um mês do fim do prazo, a Justiça Eleitoral da Paraíba fez o cadastro biométrico de 75% dos eleitores que precisam atualizar a situação em 2017. Até as 10h23 (horário local) deste domingo (29), foram atendidos 819.090 dos 1.030.201 eleitores.
Ao todo, 102 municípios da Paraíba passam pelo cadastramento biométrico este ano. Após a conclusão desta etapa, a Paraíba terá 100% de seu eleitorado identificado através de biometria, pois os atualmente em revisão somam-se aos municípios que passaram pelo mesmo processo de 2010 a 2016.
Desses municípios, 86 já superaram o percentual de 70% do eleitorado revisado. Puxinanã é a cidade com o melhor desempenho, com 89,55% do eleitorado revisado - o que corresponde a 9.978 do total. Outros 13 fizeram o cadastramento de mais da metade dos eleitores, mas não chegaram aos 70%.
Três cidades não chegaram aos 50% - sendo que Bernardino Batista ainda não iniciou a revisão e Sossêgo só começou no dia 23 de outubro. Juripiranga, por sua vez, está fazendo o cadastramento biométrico de eleitores desde 18 de setembro. O município atingiu 47,94% do eleitorado - o equivalente a 4.775 pessoas.
O cadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de domicílio original do município respectivo; documento de identificação oficial original; certificado de apresentação ao serviço militar (para os homens de 18 anos ou que completam até o fim de 2017 e que forem tirar o título pela primeira vez); e título de eleitor, se houver.
O prazo final para o cadastramento de eleitores com coleta de dados biométricos foi antecipado para o dia 30 de novembro. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está realizando reuniões coordenadas por Juízes Membros da Corte Eleitoral e Juízes Zonais com prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, representantes da sociedade organizada e a imprensa para impulsionar o cadastramento biométrico nos municípios que apresentam baixo índice de comparecimento.

G1 PB


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.