Header Ads

Maranhão conclui Novo Código Aeronáutico

José Maranhão (Foto: Assessoria de imprensa)
O senador José Maranhão concluiu apresentação do Projeto de Lei sobre o novo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que deverá substituir o Código atual, de 1986. O parlamentar participou de audiências públicas e reuniões com especialistas do setor.
O Código atualiza a legislação que abrange todo o setor aéreo nacional, incluindo infraestrutura aeroportuária, direitos do consumidor, aviação comercial e experimental.
No relatório apresentado à Comissão Especial do Senado criada para a atualização do CBA, o senador José Maranhão destacou a necessidade de adequação do novo Código às mudanças e avanços que ocorreram na aviação nos últimos trinta anos.
Maranhão fez alterações no texto original do anteprojeto, elaborado por uma Comissão de Especialistas em Direito Aeronáutico e entregue à Comissão Especial de senadores no ano passado.
O Código dá ênfase aos direitos do consumidor, com garantias no caso de cancelamento ou atraso de voos e extravio de bagagens, amplia a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais, estimula a aviação esportiva ou experimental e define regras para aeroportos e aeródromos, balonismo, entre outros assuntos.  “O objetivo é fazer com que o Brasil tenha uma legislação mais dinâmica e moderna, equiparada com o que vemos em países mais adiantados neste setor”, afirmou o senador.
José Maranhão deixou de fora do Código a regulamentação das linhas e dos horários de voos, o que deve ficar a cargo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Após a leitura do relatório na Comissão Especial, houve pedido de vista para que os senadores possam estudar o texto. O próximo passo será a votação na Comissão Especial, com data a ser marcada, e posterior votação no Plenário do Senado.
A Comissão que examina a atualização do Código Brasileiro de Aeronáutica tem como presidente o senador Vicentinho Alves (PR-TO) e vice-presidente o senador Pedro Chaves (PSC/MS).
MaisPB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.