Header Ads

Presidentes do TRE-PB e do TSE destacam papel do aplicativo Pardal no combate à corrupção eleitoral


Os presidentes do Tribunal Eleitoral da Paraíba, Desembargador José Aurélio da Cruz, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participaram na manhã desta quinta-feira (18), do lançamento do aplicativo Pardal, por meio do qual, cidadãos de todo o país poderão fazer denúncias à Justiça Eleitoral de irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha eleitoral.

Durante o lançamento do aplicativo na sede do TSE, o ministro Gilmar Mendes destacou que o Pardal é “uma nova ferramenta institucional de combate à corrupção eleitoral” e que as denúncias recebidas serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), “parceiro incansável na busca pela lisura das eleições”. Caberá ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

O aplicativo


O aplicativo Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e, a partir de agora, será adotado em todo território nacional.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, “a ampliação do uso do aplicativo Pardal representa um importante passo para a disseminação de boas práticas, contribuindo para o esforço coletivo em garantir a transparência e a legitimidade das eleições”. Ele explicou que, antes, o grande problema que a Justiça Eleitoral enfrentava era em relação às denúncias sem consistência ou não atendimento às formalidades legais "e agora passamos a ter essas provas por conta desse software", disse ele ao se referir a fotos e vídeos que os autores das denúncias poderão enviar por meio do aplicativo.

Presente na cerimônia de lançamento, o presidente do TRE-PB afirmou que o aplicativo foi um resultado de uma parceria com o TRE-ES que desenvolveu a versão para dispositivos Android enquanto que o TRE-PB para dispositivos da Apple. "É com grande satisfação que o TRE da Paraíba vem contribuir com os colegas do Espírito Santo nessa importante iniciativa da Justiça Eleitoral.", afirmou ele.

Após os discursos e homenagens, foi apresentado aos presentes um vídeo institucional do Pardal, com depoimentos de Danilo Marchiori e de George Bezerra Cavalcanti Leite, Secretários de Tecnologia da Informação do Espírito Santo e da Paraíba respectivamente.

Ao final da cerimônia o Ministro posou para foto oficial ladeado pelo Des. José Aurélio da Cruz, Ricardo da Costa Freitas, Juiz membro da Corte Eleitoral do TRE-PB, George Bezerra Cavalcanti Leite, Secretário de Tecnologia da Informação e Fábio Falcão de França, Coordenador de Eleições.

O aplicativo Pardal, que será lançado na Paraíba em cerimônia no salão do pleno do TRE-PB na próxima quinta-feira (25), já pode ser baixado a partir de hoje nas lojas on-line para dispositivos móveis (celulares e tablets).
TRE-PB 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.